PROTOCOLOS DE INTERNET
IP-Internet Protocol- Protocolo de Internet
São processos de comunicação entre computadores dentro de um contexto de rede com objetivo de encaminhar dados, em outras palavras, e um processo de envio e recebimentos de dados.
Protocolos presentes em todas as facetas da Web |
Protocolos como transmissões de informações em rede. MODELOS DE PROTOCOLOS TCP Trasmission Control Protocol- Protocolo de Controle de Transmissão
Ele representa o principal mecanismo de envio e recebimentos de dados no contexto dos protocolos de rede.
UDP User Datagram Protocol-Protocolo de datagramas de usuários É chamado de protocolo simples de camada de transporte, é um protocolo com enfase numa transmissão de dados mais rápida. Possui bastante semelhança com o TCP. HTTP Hyper Text Transfer Protocol- Protocolo de Transferência de Hipertexto
Esse representa um protocolo de comunicação dentro do sistema de informação, é uma comunicação de
dados dentro de uma rede expansiva.
HTTPS
Hyper Text Transfer Protocol Secure- Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro
E uma transmissão de protocolo de dados com certos niveis de segurança. Os dados que saoenviados também são criptografados, geralmente é um comunicação fechada entrecliente e servidor sem a influência de terceiros.
SSL
Secure Sochets layer- Padrão desenvolvido para transferir informação de modo seguro na Internet
Protocolo que permite a troca segura de informações entres servidores e clientes com a máxima segurança possivel tendo o objetivo de autenticar todos os elementos envolvidos na transmissão dos dados com integridade e veracidade. Geralmente solicita-se uma certificação digital para o prosseguimento das conexões.
SSH
Secure Shell- Protocolo que se conecta com outro computador ou servidor em uma
rede para a execução de comandos.
E um protocolo que se comunica com dois hosts e efetua troca de dados. Existe o
SSH1 ja ultrapassado e o SSH2 que é uma versão ainda utilizada.
FTP
FTP- File Transfer Protocol - Protocolo de Transferência de Arquivos.
É uma das formas mais rápidas e eficazes para a transmissão de arquivos.
TCP/IP
TCP/IP- Transmission Control Protocol/Internet Protocol
São regras de comunicação na rede dentro de um contexto de endereçamento IP. Isso se relaciona com o encaminhamento de pacotes de dados.
REGISTRO.BR
O nucleo de informação e coordenação do Ponto br é uma entidade civil sem fins lucrativos que implementa as decisões e projetos do comitê gestor da internet no Brasil desde dezembro de 2005.
DNS
Dns-Domain name system- sistemas de nomes de dominios.
No contexto nacional ele trabalha em conjunto com o registro.br, ele é responsável pelo dns brasileiro. O dns gerencia os nomes do sitema, atualiza banco de dados e trabalha com nomes e endereços de rede. existem 13 servidores DNS no mundo todo e sem eles a rede certamente não funcionaria.
IPV4
Existem duas versões do IP, uma delas é o IPV4 que representa o protocolo versão 4. É uma tecnologia que permite diversos aparelhos se conectar com a web através de um código, exemplo 99.48.227.227.
No IPV4, os endereços Ip são compostos por 4 blocos de 8 bits (32 bits no total), que são representados através de números de 0-255, como "200.156.23.43" ou "64.245.32.11".
As faixas de endereços começadas com "10", com "192.168" ou com de "172.16" até "172.31" são usadas em redes locais. Alguns roteadores ignoram esses pacotes e assim nao ocorrem conflitos de endereços.
Numa rede tem um endereço IP, que são gerados baseados no protocolo Ipv4 que tem 32 bits, ou seja, é capaz de gerar 2^32 (4 294 967 296 endereços). |
IPV6
O IPv6 é a sexta nomenclatura dos protocolos na Internet , ele substitui o IPv4.
Ele faz a mesma coisa que outras tecnologias desse tipo, mas em 128 bits.
O novo sistema suportaria algo como 340.282.366.920.938.000.000.000.000.000.000.000.000 endereços. é muito mais do que 4 bilhões atuais e conseguiria suportar a demanda do crescimento
da internet por mais muitos anos. E isso acontece apenas porque os IPs trabalham em 128 bits.
Nenhum comentário:
Postar um comentário