CONCEITOS DE PROTOCOLOS DE INTERNET
Listagem dos Principais Protocolos
1-NNTP, 2-NetConf, 3-Telnet, 4-SNMP, 5-SMPP, 6-NTP, 7-NFS, 8-HTTP, 9-FTP, 10-DNS, 11-SMTP, 12-DHCP,13-SIP, 14-SSI, 15-SSL, 16-Mime, 17- XDR, 18-Named Pipe, 19-NetBIOS, 20-SAP, 21-PPTP, 22-RTP, 23-SPDY, 24-Socks, 25-TCP, 26-UDP, 27-SCTP, 28-DCCP, 29-SPX
30-IP, 31-(IPv4, 32-IPv6), 33-ICMP, 34-X25, 35-PLP, 36-Apple 37-Talk, 38-IPsec, 39-IGMP, 40-IPX,41-X25 LAB, 42-Frame Relay, 43-PPP, 44-LLC, 45-ARC, 46-APM, 47-SDLC, 48-HDLC, 49-Slip, 50-CSlip, 51-GFP, 52-IEEE 802.,2 53-DSL, 54-OTN, 55-PDH, 56-Sonet/57-SDH,58- IEEE 802.3 (802.11, 802.15, 802.16), 59-USB, 60-Bluetooth, 61-RS232, 62-RS449
NNTP -Network News Transfer Protocol
É um protocolo da Internet para grupos de interação e tomada de decisões. Esse grupo se chama USENET. Esse protocolo especifica as busca e recuperações de postagens e arquivos através de um sistema móvel. Ele restabelece e ajuda a delimitar os dados que estão armazenados dentro de um banco de dados.
NetConf -Network configuration
É um protocolo para configuração de elementos de redes. Embora seja um protocolo completo de gerência de rede, ele se destaca na configuração dos equipamentos de rede.
Ao contrário de CLI e interfaces WEB, que estão voltadas para operações manuais, o NETCONF é definido para fornecer uma interface de programação, habilitando as aplicações de gerenciamento a configurar e monitorar os equipamento de rede.
TellNet- NetConf / MIME / SSL
TellNet
Aqui podemos observar um protocolo de rede que auxilia na comunicação através de uma conexão virtual, isso acontece por intermedio de um elemento bidirecional. O controle telnet intercala informações com os dados do usuário. ele esta relacionado com o tcp.
MIME (Multipurpose Internet Mail Extensions)
É uma norma da internet para o formato das mensagens de correio eletrônico. A grande maioria das mensagens de correio eletrônico são trocadas usando o protocolo SMTP e usam o formato MIME. As mensagens na Internet tem uma associação tão estreita aos padrões SMTP e MIME que algumas vezes são chamadas de mensagens SMTP/MIME.
SSL (Secure Sockets Layer)
São protocolos criptográficos que conferem segurança de comunicação na Internet para serviços como email (SMTP), navegação por páginas (HTTPS) e outros tipos de transferência de dados.
HTTP / NTP / SMTP / DHCP
HTTP (Hypertext Transfer Protocol)
É um protocolo de comunicação (na camada de aplicação segundo o Modelo OSI) utilizado para sistemas de informação de hipermídia, distribuídos e colaborativos. Ele é a base para a comunicação de dados da World Wide Web.
NTP (Network Time Protocol)
O NTP é um protocolo para sincronização dos relógios dos computadores baseado no UDP para sincronização do relógio de um conjunto de computadores em redes de dados com latência variável. O NTP permite manter o relógio de um computador com a hora sempre certa e com grande exatidão. Originalmente idealizado por David L. Mills da Universidade do Delaware e ainda hoje mantido por si e por uma equipa de voluntários, o NTP foi utilizado pela primeira vez antes de 1985, sendo ainda hoje muito popular e um dos mais antigos protocolos da internet.
SMTP (Simple Mail Transfer Protocol)
É o protocolo padrão para envio de e-mails através da Internet. É um protocolo relativamente simples, baseado em texto simples, onde um ou vários destinatários de uma mensagem são especificados (e, na maioria dos casos, validados) sendo, depois, a mensagem transferida. É bastante fácil testar um servidor SMTP usando o programa tellnet.
DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol)
É um protocolo de serviço TCP/IP que oferece configuração dinâmica de terminais, com concessão de endereços IP de host, Máscara de sub-rede, Default Gateway (Gateway Padrão), Número IP de um ou mais servidores DNS, Número IP de um ou mais servidores WINS e Sufixos de pesquisa do DNS. Este protocolo é o sucessor do BOOTP que, embora mais simples, tornou-se limitado para as exigências atuais. O DHCP surgiu como padrão em Outubro de 1993. O RFC 2131 contém as especificações mais atuais (março de 1997). O último standard para a especificação do DHCP sobre IPv6 (DHCPv6) foi publicado a Julho de 2003 como RFC 3315.
Resumidamente, o DHCP opera da seguinte forma:
Um cliente envia um pacote UDP em broadcast (destinado a todas as máquinas) com uma requisição DHCP (para a porta 67);
Os servidores DHCP que capturarem este pacote irão responder (se o cliente se enquadrar numa série de critérios — ver abaixo) para a porta 68 do Host solicitante com um pacote com configurações onde constará, pelo menos, um endereço IP, uma máscara de rede e outros dados opcionais, como o gateway, servidores de DNS, etc...
O DHCP usa um modelo cliente-servidor, no qual o servidor DHCP mantém o gerenciamento centralizado dos endereços IP usados na rede
SIP / FTP / NFS / SMPP
SIP (Session Initiation Protocol)
É um protocolo de aplicação, que utiliza o modelo “requisição-resposta”, similar ao HTTP, para iniciar sessões de comunicação interativa entre utilizadores.
SIP é um protocolo de sinal para estabelecer chamadas e conferências através de redes via Protocolo IP, um exemplo típico seria o VoIP. O estabelecimento, mudança ou término da sessão é independente do tipo de mídia ou aplicação que será usada na chamada; uma chamada pode utilizar diferentes tipos de dados, incluindo áudio e vídeo.
FTP (File Transfer Protocol)
É uma forma bastante rápido e versátil de transferir arquivos (também conhecidos como ficheiros), sendo uma das mais usadas na Internet.
NFS (Network File System)
É um sistema de arquivos distribuídos desenvolvido inicialmente pela Sun Microsystems, Inc., a fim de compartilhar arquivos e diretórios entre computadores conectados em rede, formando assim um diretório virtual. O protocolo Network File System é especificado nas seguintes RFCs: RFC 1094, RFC 1813 e RFC 3530 (que tornou obsoleta a RFC 3010).
SMPP (Short Message Peer-to-Peer)
Em telecomunicações é um protocolo padrão aberto da indústria projetado para fornecer uma interface de comunicação de dados flexível para a transferência de dados de mensagens curtas.
ISO / OSI / IEEE
ISO
A ISO é uma Organização Internacional de Normalização, ela tem o objetivo de criar normas que facilitem o comércio e promovam boas práticas de gestão e avanço tecnológico, suas normas mais conhecidas são a ISO 90000, para a gestão de qualidade e a ISO 14000, para gestão do meio ambiente.
OSI
OSI é um modelo racional que contem vários componentes de rede, ele é uma base comum que fornece uma coordenação de padrões e desenvolvimento com o proposito de interconexão de sistemas. OSI possui varias camadas que também podem ser chamadas de (Layers), assim separadas fica mais fácil entender como que cada uma das camadas funciona, Ao total são 7 que são : Aplicação, Apresentação, Sessão, Transporte, Rede, Link de dados, e Física.
IEEE ( INSTITUTE OF ELECTRICAL AND ELECTRONIC ENGINEERS)
É uma organização sem fins lucrativos que tem como meta promover conhecimento no campo da engenharia elétrica, eletrônica e computação. Ela é a maior organização profissional do mundo, Ela tem muitas filiais pelo mundo, sendo seus sócios engenheiros elétricos, engenheiros da computação.
DNS-IPV4 e IPV6
- Examinar e atualizar seu banco de dados.
- Resolver nomes de domínios em endereço de rede (IP).
Existem duas versões do protocolo IP: o IPV4 é a versão atual, que utilizamos na grande maioria das situações, enquanto o IPV6 é a versão atualizada, que prevê um número brutalmente maior de endereços e deve começar a se popularizar a partir de 2010 ou 2012, quando os endereços IPV4 começarem a se esgotar.
No IPV4, os endereço IP são compostos por 4 blocos de 8 bits (32 bits no total), que são representados através de números de 0 a 255, como "200.156.23.43" ou "64.245.32.11".
O endereçamento no IPv6 é de 128 bits, e inclui prefixo de rede e sufixo de host. No entanto, não existem classes de endereços, como acontece no IPv4. Assim, a fronteira do prefixo e do sufixo pode ser em qualquer posição do endereço.
Os endereços IPv6 são normalmente escritos como oito grupos de 4 dígitos hexadecimais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário