RSS e atom são formas alternativas de acessar o conteúdo de um site ou blog.
Blogs e sites de notícia publicam conteúdo periódico, ou seja, são atualizados freqüentemente. Se você está acostumado a ler um determinado site ou blog, acaba sendo obrigado a visitá-lo periodicamente, tenha ele sido atualizado ou não.
Podemos comparar a assinatura do RSS ou ATOM de um blog como uma assinatura de uma revista. Ao assinar uma revista, você elimina o incômodo de ter que ir até a banca verificar se um novo exemplar já está disponível e comprá-lo.
Ou seja, a informação vem até você ao invés de você ter que ir até ela.
Feed é um termo em Inglês, que significa “alimentar”. Um feed é o conteúdo de um site resumido num ficheiro (em formato RSS por exemplo), capaz de ser reconhecido por programas, também chamados de agregadores de feeds, que fazem a conversão desse ficheiro em texto, em formato perceptível ao leitor. A maior parte dos browsers mais recentes, já permitem também a leitura de feeds.
A maior parte dos sites e blogues dispõem de um feed, no qual os leitores se podem inscrever, para assim receber as suas actualizações, sem a necessidade de recorrer a esse mesmo site regularmente. Podemos por isso, através dos tais programas de leitura de feeds, como o Google Reader ou o Newsfire por exemplo, ter sempre disponibilizado o conteúdo actualizado de vários sites ao mesmo tempo e em tempo real. É uma forma prática de, num só local, termos todas as actualizações dos nossos sites e blogues favoritos, sem termos que recorrer a eles diariamente, para saber se colocaram ou não um novo artigo. Julgo importante referir que assim que nos inscrevemos num RSS de determinado site são normalmente apresentadas várias opções de leitores de feeds, para escolhermos aquele que usamos habitualmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário